Menu Lateral
 
Rio Acima, 18 de Janeiro de 2017 :: 1 visitante online.

 

 

Secretário de Municipal de Saúde: 

telefone: (31) 3545-1236

email: sms@prefeituraderioacima.mg.gov.br

Atribuições e Competências da Pasta

As atribuições da Secretaria Municipal de Saúde são várias. Dentre elas, citamos de forma ampla: Gerir a área administrativa e a assistencial, sendo a assistencial dividida em atenção básica e especializada.

A unidade especializada é subdividida em Complexo Hospitalar/ Unidade Mista de Saúde, onde funciona a Atenção Especializada de baixa e média complexidade (urgência e emergência), com Apoio Diagnóstico (Laboratório, Raio X, US), Apoio Terapêutico (Farmácia), Vigilância em Saúde com suas subdivisões (Vigilância Epidemiológica, Vigilância à Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental, Promoção da Saúde, Situação da Saúde e Vigilância Sanitária), Controle e Avaliação, Sistema de Informação e Transporte, Unidade de Saúde Mental, uma clínica de Fisioterapia e um consultório de Saúde Bucal.

Já a Atenção Primária à Saúde é constituída por 3 Estratégias Saúde da Família, conhecidas como PSF’s. Compete à gestão administrativa administrar todos os setores da saúde, no sentido de nutrir estes setores com recursos materiais e humanos adequados para melhorar a prestação de serviços aos usuários com suporte da Prefeitura do Município, pactuar e aderir aos vários programas oferecidos pela esfera Estadual e Federal e orientar todas as unidades vinculadas a cumprir as metas estabelecidas na pactuação realizada, manter a alimentação dos sistemas de informação da produção de serviços da área, a fim de garantir o recebimento de verbas, cuidar da infraestrutura das unidades para melhorar o local onde os serviços são oferecidos, providenciar registro das unidades nos sistemas estaduais como no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, formalizar contratos de manutenção dos equipamentos médicos, odontológicos, laboratoriais, sistemas de informação, assim como a celebração de contratos diversos como fornecimento de combustível, providenciar a aquisição de medicamentos para suprir a demanda da população, promover a realização de cursos de capacitação e educação continuada para os profissionais de saúde, buscar parceria com outras prefeituras e com o Estado para implantação de programas e encaminhamento de pacientes que apresentem cuidados necessários não oferecidos em nosso âmbito, implantar projetos propondo a melhoria da assistência e a investigação de fatores geradores de problemas, entre outros.

 

Ações e programas desenvolvidos

1.Projetos

1.1 Reestruturação do NASF

Público alvo: usuários saúde Rio Acima

Reestruturação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Situação: aprovado pelo Estado em julho. Pronto para implantação;

 

1.2 Reestruturação do PSE – programa Saúde na Escola;

Projeto em parceria entre Secretaria da Educação e Saúde para prevenção de doenças, como obesidade nas escolas.

Situação: reuniões entre as Secretarias

 

1.3 Reorganização dos serviços de saúde de Rio Acima

Projeto para reorganizar os serviços de saúde de Rio Acima de acordo com o preconizado pelo Estado. Dentre os objetivos, pretende fazer funcionar a atenção básica e a urgência e emergência como de fato devem funcionar para receber verbas do Estado, além de estudar o interesse implantar a acupuntura de forma oficial de acordo com os parâmetros do Estado.

Situação: pronto para coleta de dados no inicio de agosto

 

1.4 Avaliação da adesão de pacientes hipertensos ao tratamento – um estudo de caso sobre a saúde pública” nas Unidades de Saúde de Rio Acima.

Teve o objetivo de avaliar o acompanhamento e tratamento dos pacientes hipertensos;

Situação: concluido;

 

1.5 Projeto “Avaliação dos Comitês de Prevenção de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis em uma Unidade Regional de Saúde de Minas Gerais” . Objetivo: avaliar os Comitês de Prevenção de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis nos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte- SES/MG em relação à estrutura, processos e resultados.

Situação: concluido

 

1.6 Investigação sobre o interesse em implantar a fitoterapia nos PSF’s de Rio Acima.

Situação: fase final de elaboração do resultados

 

2. Ações e Programas:

2.1 - 1ª Oficina em Saúde: Linha-Guia de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus e Doença Renal crônica;

2.2 -  “Saúde e Bem-Estar”

2.3 - Implantação da Vigilância em Saúde:

2.4 - 7ª Conferência Municipal de Saúde de Rio Acima - “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro”;

2.5 - Curso “Vitamina A – Micronutriente importante para a visão” - Capacitação Enfermeiros, técnicos e ACS sobre importância da Vit A para as crianças e direcionamento para o desenvolvimento dos trabalhos nas escolas;

2.6 - Adesão ao Ministério da Saúde para recebimento da 13ª edição da Caderneta Saúde do Idoso: Após o recebimento da caderneta em agosto: Curso de capacitação para Enfermeiras e ACS

2.7 - Inauguração do consultório odontológico Dr. Tininho com 2 consultórios completos – sem data definida

2.8 - Campanha de distribuição da vitamina A;

2.9 - Estudo para implantação da Estratégia estadual “Amamenta Alimenta” nos PSF’s – Situação: definição equipes


 

2070 acessos nesta página desde 25/11/2015.

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Rio Acima
Endereço: Prefeitura de Rio Acima Rua Antônio Carlos, nº 0 Cep: 34.300-000 - Cidade: Rio Acima / MG
Tel.: (31) 3545-1286 - Email: comunicaco@prefeiturarioacima.mg.gov.br

Versão: 2017.01.12
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: